Regulamento
A AIDFM-CETERA é uma Contract Research Organization (CRO) Académica Portuguesa, fundada em 2013, sendo um departamento autónomo da Associação de Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AIDFM). A AIDFM é uma associação de utilidade pública que promove, desde 1995, a investigação biomédica na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Artigo 1º- Âmbito e Objetivo
- A AIDFM- CETERA pretende distinguir com o Prémio AIDFM-CETERA o melhor artigo científico publicado durante o ano de 2017 em revistas indexadas na área Cardiovascular. O prémio tem como objetivo apoiar o desenvolvimento da investigação clínica, devendo ser considerado de cariz científico.
Artigo 2º- Condições de elegibilidade para a candidatura
- Serão aceites candidaturas de comunicações científicas originais da autoria de Investigadores portugueses na área Cardiovascular (investigadores, médicos, internos e outros profissionais de saúde), isoladamente ou em colaboração, publicadas em revistas científicas durante o ano de 2017. A decisão de candidatura é da responsabilidade do autor principal (1º autor).
Artigo 3º- Calendário e formalização das candidaturas
- As candidaturas decorrem de 10 de Dezembro de 2017 a 10 de Janeiro de 2018.
- Os candidatos poderão submeter a candidatura através das seguintes opções:a) Em formato eletrónico, através do e-mail info@aidfm-cetera.com;
b) Em formato eletrónico, através do website www.wetransfer.com, utilizando o e-mail info@aidfm-cetera.com;
c) Em formato papel, entregue presencialmente nas instalações da AIDFM (Av. Prof. Egas Moniz, Piso 01, 1649-028 Lisboa);
d) Em formato papel, por correio para a seguinte morada: Att: Dra. Francisca Patuleia Figueiras, AIDFM, Av. Prof. Egas Moniz, Piso 01, 1649-028 Lisboa. - Os candidatos deverão entregar os seguintes documentos:a) Formulário de candidatura ao prémio ( descarregar aqui ) devidamente preenchido e assinado pelo candidato;
b) Cópia do artigo publicado e candidato ao prémio (em formato pdf em caso de submissão em formato digital, ou 4 cópias em caso de submissão em papel);
c) Declaração onde o candidato assegura que o artigo é original e da sua autoria. ( descarregar aqui )
d) Currículo vitae do autor principal (documento em inglês ou português com 2 páginas no máximo).
Artigo 4º- Avaliação das candidaturas
- A AIDFM-CETERA coordenará a receção das candidaturas e verificará, antes da entrega destas ao júri, se os critérios de candidatura foram cumpridos (ver Artigo 2º deste regulamento). Caso os mesmos não tenham sido satisfeitos, a coordenação da AIDFM- CETERA informará o candidato.
- A atribuição do Prémio é da inteira responsabilidade da AIDFM- CETERA que, para tal, deverá nomear um júri, independente, que avaliará as candidaturas.
- O júri será constituído por três investigadores de reconhecido mérito científico na área Cardiovascular. Um dos elementos do júri será nomeado Presidente. Os membros do júri não podem ser candidatos ao Prémio.
- Compete ao júri selecionar, em sessão privada, os três melhores artigos científicos sendo que, apenas o primeiro lugar receberá o valor total do prémio, e os segundo e terceiro lugares receberão menções honrosas.
- As decisões do Júri serão tomadas por maioria absoluta de votos e delas não haverá recurso. Em caso de empate, o Presidente do júri terá voto de qualidade.
- A AIDFM-CETERA não tem qualquer decisão na seleção do artigo premiado, sendo esta uma decisão que compete unicamente ao júri.
- Da decisão será elaborada uma Ata que será assinada por todos os membros do júri, sendo a decisão deste comunicada por escrito a todos os candidatos ao Prémio.
Artigo 5º- Critérios de Avaliação das candidaturas
- Na atribuição do prémio, o júri apreciará o mérito dos artigos científicos mediante a ponderação dos seguintes parâmetros de avaliação:a) Relevância para a área de especialidade do prémio (Cardiovascular);
b) Originalidade e pertinência do tema do artigo;
c) Mérito/Fator de Impacto da Revista Indexada;
e) Colaboração com outras instituições nacionais ou internacionais;
Artigo 6º- Entrega do Prémio AIDFM-CETERA
- Serão divulgados os três melhores artigos, sendo o valor integral do prémio AIDFM-CETERA atribuído apenas ao primeiro lugar.
- O vencedor (Melhor artigo científico) – primeiro lugar – receberá um prémio no valor de 1.000 EUR.
- Os três melhores artigos, serão distinguidos com menções honrosas e receberão:
- um diploma
- inscrição para o VIII Congresso de Novas Fronteiras no Congresso em Cardiologia 2018 (taxa de inscrição + alojamento)
- oportunidade de apresentar numa sessão oral o artigo selecionado no VIII Congresso de Novas Fronteiras em Cardiologia 2018
- inscrição no short-course da CETERA: “CLINICAL RESEARCH: WHAT IS ALL ABOUT? – a focused training for busy investigators and study team” – numa das edições de 2018.
- Os três artigos selecionados serão anunciados até 31 de janeiro de 2018. A divulgação e entrega presencial do prémio realizar-se-ão durante o VIII Congresso de Novas Fronteiras em Cardiologia, que decorre de 23 a 25 de Fevereiro de 2018 (com data e hora ainda sujeitos a confirmação).
Artigo 7º- Situações não previstas no regulamento
- Para qualquer situação não prevista neste regulamento, compete à coordenação da AIDFM-CETERA a sua resolução.
Artigo 8º- Decisão de não atribuição do Prémio
- O júri poderá decidir não atribuir o Prémio na ausência de candidaturas elegíveis.